Câncer de Testículo
Urologista para Câncer de Testículo em SP
O câncer de testículo é um câncer raro que afeta principalmente adolescentes e homens jovens. Embora seja um câncer, a chance de cura é alta, chegando a mais de 99% nos estágios iniciais. Entre os fatores de risco para o seu desenvolvimento estão: histórico familiar, alterações cromossômicas ou genéticas e infertilidade.
Sintomas e Sinais
O principal sinal é surgir uma massa endurecida no testículo, que cresce de forma indolor ou com pouca dor. Quando a doença está mais avançada, o paciente pode apresentar perda de peso, dor abdominal e nódulo no pescoço.
Como é o diagnóstico?
A suspeita de tumor testicular surge após o relato do paciente e a realização do exame físico do testículo, que revela a presença do nódulo endurecido local. Nesse caso, é realizada uma ultrassonografia com doppler dos testículos e exames de sangue para identificação de marcadores tumorais. Confirmado o diagnóstico por meio da ultrassonografia e dos marcadores, o paciente também deve realizar uma tomografia do tórax, abdome e pelve com contraste.
Tratamento
O tratamento deve ser iniciado com a coleta e o armazenamento de esperma. Essa coleta é importante para preservar espermatozoides que podem ser perdidos após as cirurgias e quimioterapia que o paciente precisar. Em seguida, é realizada a remoção do testículo com o câncer. Essa é uma cirurgia simples e pode resolver o problema em mais de 50% dos casos, quando a doença está localizada. Quando há risco de disseminação da doença ou ela já se espalhou, o tratamento subsequente é a quimioterapia. Ela é altamente eficaz e cura a maioria dos pacientes.